Atividade deve durar duas semanas no Campo de Instrução General Calazans, em Itaiacoca, na área da Embrapa e região; também está previsto o uso de tiros de festim e movimento de viaturas blindadas de dia e no período da noite.
Mais de mil militares começaram nesta segunda-feira (10) um exercício de certificação das tropas da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada em Ponta Grossa. A atividade deve durar duas semanas no Campo de Instrução General Calazans, em Itaiacoca, na área da Embrapa e região.
O Exercício Militar acontece todos os anos e segue um calendário de instrução da Brigada. Conforme o Exército, a atividade faz parte do ciclo de adestramento.
Ao longo das próximas duas semanas, haverá deslocamento de aproximadamente 114 viaturas blindadas e mil militares em comboios, com escolta da Polícia do Exército.
O deslocamento vai passar pela Avenida General Carlos Cavalcanti e a Rodovia do Talco. Também está previsto o uso de tiros de festim e intenso movimento de viaturas blindadas de dia e a noite. O treinamento termina no dia 21 de julho.
A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada é uma Grande Unidade do Exército Brasileiro, vocacionada para a defesa estratégica. Ela tem a missão de manter a permanente capacidade operacional, eficiência logística e administrativa no Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 5 mil militares.
Conforme o Exército, a Brigada é considerada uma das mais potentes e modernas no Brasil e tem 12 organizações militares subordinadas. Além dos militares, a 5ª Brigada tem aproximadamente 950 viaturas, entre as quais se destacam as viaturas blindadas sobre-lagartas: Leopard 1A5 BR, Gepard, M-109 e M-113.
Entre os objetivos estão atuar nas ações de Defesa Externa, Operações de Garantia
da Lei e da Ordem e também, ficar em condições de cooperar com os Poderes Federal, Estadual e Municipal nas ações de Defesa Civil e de apoio ao desenvolvimento regional.
Comments