Protocolo é acionado pelas forças de segurança quando vítimas denunciarem possíveis casos de assédio.
Um protocolo de prevenção e acolhimento às vítimas de possíveis casos de assédio vai ser implementado nos cinco dias de Carnaval em Ponta Grossa. A ação batizada de “Fale com Lu” vai distribuir materiais informativos durante a realização do evento orientando sobre como proceder.
Os agentes de segurança estão preparados para acolher pessoas que se sintam constrangidas ou ameaçadas. O processo começa quando a vítima utilizar o código "Falar com a Lu". As equipes acionam o protocolo para a proteção da vítima e as providências cabíveis.
Outros canais de denúncia podem ser usados para denúncias de assédio e qualquer forma de violência contra a mulher durante o Carnaval. O principal canal de atendimento no estado é o Disque Denúncia 181, que pode ser acessado tanto pelo telefone 181 ou pelo site, na aba DENUNCIAR.
O serviço da Secretaria de Estado da Segurança Pública recebe denúncias anônimas e faz o direcionamento aos órgãos competentes.
Para casos de flagrantes, quando o crime está acontecendo naquele exato momento, é possível acionar a Polícia Militar, ligando para o 190 ou utilizando o aplicativo 190 PR.
A vítima também pode fazer um boletim de ocorrências on-line, pelo site www.policiacivil.pr.gov.br/BO, ou buscar uma delegacia especializada. No feriado, todas as delegacias do Estado vão funcionar em regime de plantão.
Comments