Semana Missionária tem oração e bênção das casas
A Paróquia São Roque, em Ventania, sedia até o dia (11) a Semana Missionária Vocacional. 17 seminaristas das etapas do Discipulado e Configuração, e mais os padres reitores, Jaime Rossa e Hélio Guimarães, estarão celebrando com a comunidade, em noites de oração e reflexão sobre a família, a juventude, Adoração, além de visitas a casas, escolas e estabelecimentos. O primeiro dia das visitas aconteceu na segunda-feira (05), com os seminaristas batendo de porta em porta e as famílias os recebendo com alegria.
Na residência de Ana Aparecida André Melo e Clayton Luiz Carneiro de Melo, eles foram convidados para entrar. Os seminaristas explicaram do que se tratava, falaram sobre a Semana Missionária Vocacional, contando que iriam rezar com as famílias, abençoar as pessoas, as casas e por aqueles que ali passarem. Foi perguntado se haveria uma intenção especial a ser colocada e Clayton pediu pelas vocações, e, Ana, pelas filhas e pelo ano letivo que se inicia. O seminarista Iuri Nack Buss pediu, então, oração, pela união da família, por saúde e pela perseverança na fé. Em seguida, foi feita a leitura do Evangelho.
“Acho muito importante esse tipo de ação porque precisamos da Igreja em saída. Fazer como Jesus fez, que saiu, visitou, pregou, curou. Precisamos cada vez que as pessoas saiam, visitem, ouçam o povo, escutem a comunidade. Juntos, a gente vai crescendo, sob a luz de Jesus. Muita gente se sente afastada do amor de Deus e essas visitas mostram o quanto nós, como comunidade, esperamos encontrar as pessoas. Estamos muito alegres em receber os seminaristas”, afirmou Ana Melo.
O pároco da Paróquia São Roque, padre Adevilson de Lara, lembrou que todos os dias há celebrações, com temas diferentes para reflexão. “Isso vai abranger as lideranças, os nossos conselhos... até porque a mentalidade de nosso povo batizado não despertou para essa realidade de discípulo missionário do Senhor, como enfatiza o Documento de Aparecida, e também o Documento 107 de Iniciação à Vida Cristã. A paróquia é a casa onde podemos fazer a experiência da animação bíblica, catequética, e, ao mesmo tempo, partilhar. Com certeza, as nossas lideranças irão saber que cada pessoa tem a sua missão específica na comunidade. Que este tempo nos ajude a despertar para a dimensão de discípulos missionários do Senhor, atendendo o que a Igreja nos pede”, argumentou o pároco.
De acordo com padre Adevilson, a paróquia tem desenvolvido muitas atividades como Igreja Missionária e a Semana vem contribuir. “É importante para trazer o Evangelho à realidade das famílias, para acolher os seminaristas e também enriquecer a formação, para que sejam futuramente padres de espirito missionário. É uma proximidade que gera interatividade, interatividade que nos dá oportunidade de acompanhar mais de perto a paróquia. E os seminaristas vão levar para a sua formação discernimento e maturidade para responder a sua vocação”, ressaltou, citando que a Paróquia São Roque viveu um momento semelhante em 2008. “A Semana ressalta a importância de caminharmos como comunidades de comunidades para uma nova evangelização, renovação, para uma nova conversão pastoral, paroquial e pessoal. No dia 13, a paróquia comemora 19 anos como paróquia. Será um marco, a abertura do caminho para o festejo dos 20 anos”, adiantou o pároco.
“Como disse São Paulo, toda a humanidade tem o direito de conhecer as riquezas do mistério de Cristo, toda a humanidade ouve o chamado para a salvação a fim de que, pelo anúncio da salvação, a pessoa creia, e crendo, espere, esperando, ame. A fé vem da pregação e a pregação pela palavra de Cristo. Estamos muito agradecidos por este tempo, com seminaristas e os padres Jaime e Hélio aqui, além da importante presença de Dom Sergio (Arthur Braschi), que presidiu a missa das 19 horas, no dia 4, na abertura da Semana Missionária Vocacional. A igreja estava lotada. Todos vieram para participar e saber da caminhada”, comemorou padre Adevilson.
Os seminaristas foram divididos em grupos e percorrem as regiões da matriz e das capelas. Na matriz, estão Iuri Nack Buss, Jefferson Davi Sviercoski Sanchez, Marcos Renan Denck e Diogo Francisco Martins Bueno. No Novo Barro Preto, Gabriel Augusto Pereira Freytag, Antônio Carlos do Santos Junior e João Antônio Correia; no Sapé, Ivonei Samborski e Vitor Zampier; na Vila Rural, Jefferson de Lima e Murilo Ratim; no Barreiro (São Sebastião), Bruno Pereira da Cunha e Mateus Quadros; no Cruzo (Santo Antônio), Luiz Felipe Padilha e João Rodrigues dos Santos Junior e, na Água Clara, Jean Júnior de Matos Chagas Vaz e Alleziandro José de Paulo.
Das Assessorias
コメント