top of page
CBN Ponta Grossa

Formação da Campanha da Fraternidade 2024

Formação de leigos acontece nesse domingo (04)

Foto: Divulgação

Este ano, inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade tem como tema: ‘Fraternidade e Amizade Social’ e o lema: ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt. 23, 8). Tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022. Trata-se de um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.


Em nossa Diocese, a Campanha da Fraternidade é proposta a todas as paróquias, capelas e comunidades de vida religiosa. É uma oportunidade de aprofundamento em nossa vivência de fé. Neste ano, todos terão a oportunidade de participar da formação presencial, que aconteceu nesse domingo (04), das 9 às 16 horas, no Centro Cultural Santana. São 68 fiéis, de paróquias de Castro, Telêmaco Borba, Imbituva, Ventania, Irati e Ponta Grossa, já tinham se inscrito. “Participar da formação, como leigo atuante em sua comunidade, é muito importante para preparação de nossas lideranças, faz com que deixemos nosso comodismo e busquemos realizar em nossa caminhada de comunidade a vontade de Deus”, argumenta a coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade, Márcia Simões.


A condução ficará por conta dos integrantes da equipe diocesana. “Sabemos da dificuldade de muitos participantes, devido à distância, aos compromissos da vida particular, de abrir mão do descanso semanal para se colocar a serviço. Nós, da equipe de Campanha da Fraternidade, esperamos proporcionar um momento de estudo, mas também de interação, vivência comunitária e oração. Podem participar da formação representantes das pastorais, movimentos e conselhos pastorais. Informação, esclarecimentos e dúvidas favor entrar em contato pelos telefones e/ou e-mails:(42)99936 6161 / e-mail 1 e e-mail 2.



Amizade Social


O tema de 2024 propõe a fraternidade e a comunhão entre diferentes etnias e idades. Dessa maneira, esta Campanha nos remete a amizade de Deus com o homem que não opera por distinção. Antes, acolhe a todos e convida ao banquete do amor juntamente ao seu filho Jesus. Dessa forma, também nós, a partir desse tema devemos vivenciar a amizade que acolhe a todos independentemente de nossos gostos, afetos e preferências. O tema deste ano ainda nos propõe a abertura para os desafios do mundo e de nossa realidade atual, pois a Igreja jamais deveria fechar-se em si mesma.


Através da abertura do coração e desejo sincero de comunhão, somos convidados a exercer um laço de caridade e ser uma porta da Igreja que se abre. Por essa porta devem entrar todos aqueles que são marginalizados devido a sua raça, cor, etnia e etc. Nisso devem se incluir também os ministros ordenados da igreja, que também devem acolher a todos.


A Encíclica Fratelli tutti, foi a grande inspiração para o tema deste ano, e é através dela que conseguimos nos aprofundar no tema proposto. Pois, é nesta Encíclica que o Papa Francisco nos leva a compreender que somente laços de irmandade serão capazes de construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça. A fidelidade ao Senhor deve ser manifestada no amor pelos irmãos. E essa manifestação é um critério fundamental dessa encíclica: não se pode dizer que se ama a Deus se não se ama o irmão. “De fato, quem não ama o próprio irmão a quem vê, não pode amar a Deus que não vê” (1Jo 4,20).



Tempos de hoje


O tema da CF 2024 demonstra uma preocupação dos bispos do Brasil em aprofundar a reflexão e oferecer soluções a algumas realidades pontuais da nação brasileira. São eles: divisão, ódio, guerras e indiferença, que estão cada vez mais acirrada e causando divisões dentro da igreja e entre os irmãos.


A Encíclica Fratelli Tuttis traz para nós as diversas faces de um mundo atual fragmentado que recebe apenas falsas promessas de melhorias. Foi acreditando e seguindo ideologias que afirmavam ser soluções para as dificuldades desse tempo que nos deparamos com um regresso no caminho humano, onde as pessoas estão cada vez mais individualistas e acreditando em suas próprias verdades. Dessa forma, todo aquele que vive a Campanha da Fraternidade de 2024 torna-se um agente evangelizador e reparador diante das dificuldades dos nossos dias.


“Esperamos que todos os membros da igreja vejam na Campanha da Fraternidade de 2024 um caminho de aproximação, um caminhar juntos na construção de um mundo novo onde o respeito a nossa casa comum e a pessoa faça parte da nossa sociedade civil e religiosa”, afirmaram em nota os bispos. Como diz o Papa Francisco na Encíclica: “Hoje temos à nossa frente a grande ocasião de expressar o nosso ser irmão, de ser outros bons samaritanos que tomam sobre si a dor dos fracassos, em vez de fomentar ódios e ressentimentos.”


Esses nossos irmãos são todos aqueles que convivem conosco e até mesmo os que nem conhecemos, mas que estão sempre na oração universal da Igreja. A começar pelas nossas famílias, a Campanha da Fraternidade de 2024 nos convida a sermos modelo de acolhimento e inclusão.


Das Assessorias

תגובות


bottom of page