Os festivais culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Festival Universitário da Canção (FUC) e o Festival Nacional de Teatro (Fenata), foram oficialmente reconhecidos como patrimônio imaterial do município. A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) durante reunião no último sábado, 17 de agosto, no evento PG Memória.
A proposta de elevação dos Festivais à condição de patrimônio imaterial foi apresentada pela Secretaria Municipal de Cultura e defendida por representantes da UEPG, professor Renato van Wilpe Bach e Jeverson Nascimento. O reconhecimento assegura a proteção e continuidade dos festivais no cenário cultural local.
Na mesma reunião, outras manifestações culturais de Ponta Grossa também receberam o título de patrimônio imaterial, como festas religiosas, tradições folclóricas e a torcida do Operário Ferroviário Esporte Clube (Ofec).
O título de patrimônio imaterial é atribuído a tradições culturais que representam a memória e a identidade da população. Os conselheiros destacaram a relevância do FUC e do Fenata, que há 50 anos contribuem para a formação de um público cativo e crítico, promovendo a cultura na cidade.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Comentarios