• Redação

Fundação de Saúde espera vacinar 20 mil crianças contra Poliomielite

A imunização contra a Poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a menores 5 anos. A vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança

As doses das vacinas já estão distribuídas em todo o Paraná. Foto: Reprodução/SESA

Começou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A imunização contra a Poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a menores 5 anos. Conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a população desta faixa de idade estimada em Ponta Grossa é de 20 mil crianças. A vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança.


A poliomielite é causada por vírus, pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A vacinação é a única forma de prevenção.


Já a Campanha de Multivacinação pretender atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, que estejam com o esquema vacinal atrasado. A multivacinação oferta cerca de 10 tipos de vacinas.


Conforme o calendário nacional, as doses deveriam ser aplicadas a partir da próxima semana, mas o governo estadual adiantou o prazo para que as pessoas tenham mais tempo para ir até uma Unidade Básica de Saúde e evitar aglomerações e o risco de contágio ao coronavírus.


A vacinação é realizada nas 21 salas de vacina do município. É necessário levar a carteira de vacina e documentos da criança.

Vacina incluídas

A Campanha Nacional de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. São elas: BCG que previne as formas graves de tuberculose, a Pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, Rotavírus Humano contra a diarreia, Pneumocócica 10 contra a pneumonia meningite e otite, Meningocócica C e ACWY que previne contra meningites, Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, vacina contra a varicela, vacina HPV que previne alguns tipos de câncer em jovens, vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.


Ouça o áudio da matéria:



Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br