• Redação

Fundação realiza mutirão de exames preventivos neste sábado em PG

Primeira atividade acontecerá no próximo sábado (24) e deve seguir até o final do ano.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar ações focadas na saúde da mulher a partir do próximo sábado (24). A atividade terá como foco a execução de exames preventivos (Papanicolau) em mulheres entre 25 e 64 anos.


A intenção é atingir o público que realizou o último exame há mais de um ano e as mulheres que não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana.


As mulheres devem fazer o agendamento no site da Prefeitura. O cadastro abriu hoje às 8h, e fecha no dia 23 de julho, às 12h. As vagas são limitadas.


Para as mulheres que realizarem o agendamento e comparecem nos locais, a FMS disponibilizará testes rápidos (HIV, Hepatite e Sífilis).


O objetivo é realizar as ações pelo menos um sábado por mês até o mês de dezembro. Até o final de 2021, a Fundação pretende coletar cerca de quatro mil exames preventivos.


A atividade acontecerá em seis locais, escolhidos de maneira estratégica para que todas tenham acesso, das 8h às 17h.


Serão em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Egon Roskamp, na Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, Rômulo Pazinato, na Nova Rússia e na Sady Silveira, em Olarias. Além das UBS, o Centro Municipal da Mulher (CMM) também realizará os exames.