A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) informa que oito prêmios de 10 mil reais distribuídos pelo Programa Nota Paraná no ano passado vão expirar entre agosto e dezembro deste ano. Pelas regras do programa, os prêmios são cancelados se não forem transferidos pelo ganhador em até um ano a partir do sorteio.
Os prêmios que devem ser resgatados estão espalhados por todo o Estado, incluindo no município de Ponta Grossa. Um consumidor, morador do bairro Parque Nossa Senhora das Graças, com o CPF terminado em 859-34 teve o bilhete 26503912 premiado no sorteio 173, realizado em novembro de 2023. O ganhador deve resgatar o prêmio de 10 mil reais até a primeira semana de novembro, caso contrário, ele perde o benefício.
O Programa Nota Paraná permite que os consumidores, ao fazer compras no Paraná, peçam a inclusão do CPF na nota fiscal para acumular créditos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A partir de R$25 acumulados, os créditos podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou usados para abater o IPVA.
As notas fiscais com CPF são convertidas em bilhetes para sorteios mensais. Para participar, é necessário se cadastrar no programa pelo aplicativo ou site, preenchendo a ficha com dados cadastrais e criando uma senha pessoal.
O Nota Paraná também premia entidades beneficentes. O cidadão pode doar notas fiscais sem CPF para instituições sociais, que então concorrem nos sorteios. Também é possível vincular o CPF ao CNPJ de uma instituição social para que a transferência seja automática.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Comments