• Redação

Governo assina termo para produção de vacina contra Covid-19

Acordo com laboratório chinês Sinopharm vai garantir ao Paraná participar da terceira fase da testagem e produção de vacina. Expectativa é que o processo de testes comece em agosto.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (28), durante ato simbólico por videoconferência, o termo de confidencialidade com a empresa estatal chinesa Sinopharm que possibilitará a realização da terceira fase de testes da vacina contra a covid-19 no Paraná. A expectativa é que o processo possa começar no mês que vem.


Atualmente, apenas os Emirados Árabes Unidos, com 15 mil voluntários, participam da experiência iniciada neste mês. Além de passar a integrar o processo de testagem, o acordo garante ao Paraná o acesso ao resultado das duas primeiras fases da testagem. Segundo o laboratório, os processos iniciais, já encerrados, tiverem 100% de positivação e sem reação adversa grave.


Agora serão estabelecidos o termo científico regulatório e o protocolo sanitário de validação para identificar o melhor modelo de testagem a ser seguido. E, no caso da manutenção dos resultados favoráveis, haverá repasse de tecnologia por parte do Sinopharm para que o Tecpar possa produzir a vacina. A empresa estima finalizar os testes em estágio avançado em humanos em três meses.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Imagem: Reprodução/Rodrigo Felix Leal/AEN