• Redação

Governo cria grupo para propor regulamentação de uso racional da água no Paraná

Seca no Estado já dura quase um ano, com chuvas abaixo da média histórica desde junho de 2019.

O governo do Paraná criou um grupo de trabalho para propor a regulamentação de critérios para o uso racional e de reuso da água em todo o Estado. A portaria, publicada no final de abril, é valida por seis meses e tem o objetivo de evitar desperdícios, com condições para que a população e setores produtivos sofram o mínimo possível com o racionamento de água.


O grupo é formado por profissionais do Instituto Água e Terra (IAT), da Sanepar e das federações das Indústrias (Fiep) e da Agricultura (AEP). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a seca no Estado já dura quase um ano, com chuvas abaixo da média histórica desde junho de 2019.


Relatórios do Simepar também apontam que o volume de chuvas no Paraná ficará abaixo da média normal no período que varia de três a seis meses.


Para a diretora de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Fabiana Campos, o grupo será necessário na criação de políticas públicas para o uso consciente da água. “As projeções mostram que a seca tende a se agravar. Esse grupo irá fazer o acompanhamento e monitoramento diário em busca de tomar as decisões mais acertadas, priorizando o consumo humano e animal”, afirmou.


Conforme o termômetro de seca do Simepar, houve uma diminuição de 40% no volume de chuvas em Ponta Grossa em março deste ano.


Imagem: AEN/Divulgação


Ouça o boletim;


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011