A Guarda Municipal de Ponta Grossa começou a usar câmeras de vídeo em seus uniformes durante o policiamento externo. O equipamento visa aumentar a segurança física e jurídica dos profissionais e melhorar a supervisão das abordagens aos cidadãos.
A prefeita Elizabeth Schmidt afirmou que a Guarda Municipal colabora com a segurança pública de Ponta Grossa e outras forças de segurança da cidade. “Nos últimos anos, investimos mais de R$ 18 milhões na Guarda Municipal, tendo como ponto prioritário o investimento em tecnologia para um trabalho mais efetivo e seguro para a população e para os próprios guardas”, destacou Elizabeth.
A Prefeitura implementou o sistema para avançar na proteção dos cidadãos e dos agentes de segurança, reduzindo a violência contra os guardas. Os dispositivos têm recursos como localização por GPS e alerta de disparo de arma de fogo, além de criar registros das ocorrências atendidas, auxiliando a justiça.
A secretária municipal Tânia Sviercoski informou que 12 câmeras estão em operação, utilizando tecnologia similar à da polícia dos Estados Unidos e da cidade de São Paulo.
“O equipamento tem autonomia de 12 horas de bateria, qualidade de imagem full HD, software de gerenciamento das imagens, é capaz de garantir a chamada ‘cadeia de custódia’ que é a garantia de que a prova não foi alterada e registra todos os logs de acesso”, explicou.
O registro inclui áudios das ações, com vários microfones trabalhando juntos para capturar áudio nítido. Algoritmos otimizados para cenários policiais e ferramentas de localização auxiliam o acompanhamento das equipes pela Central da Guarda Municipal.
“Entendemos que a tecnologia é uma ferramenta importante para proteger os profissionais e as evidências das ações da Guarda Municipal”, afirmou Tânia. Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o equipamento foi obtido através de um termo de cooperação técnica, sem custo para o Município, por um prazo de 120 dias.
Comentários