• Redação

Hemepar lança campanha de doação de plasma pelos paranaenses

Projeto-piloto permite usar o plasma como procedimento experimental no combate ao coronavírus. Campanha pretende conseguir de 10 a 15 doações por dia, em todas as 23 unidades que formam a rede do Hemepar no Estado

Hemepar inicia projeto-piloto com uso de plasma para tratar Covid-19. Foto: Divulgação / Hemepar

Se você já foi infectado pelo coronavírus, pode ajudar no tratamento de outros doentes. Este é o mote da campanha lançada pelo Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), para incentivar a doação de plasma convalescente pela população.


O projeto-piloto permite usar o plasma como procedimento experimental no combate ao coronavírus. A campanha tem intenção é conseguir de 10 a 15 doações por dia, em todas as 23 unidades que formam a rede do Hemepar no Estado.


O Hemepar em Ponta Grossa faz parte da campanha e desde 25 de agosto está em contato com pacientes que se recuperam da infecção e queiram ser voluntários do projeto. De acordo com a direção da unidade, a adesão ainda é baixa.


Projeto

O Centro de Hematologia realizará exames em pacientes que estão curados da Covid-19 para confirmação de positividade para anticorpos. Após isso, será feito o agendamento para a coleta de plasma convalescente (plasma hiperimune).


Os doadores precisam ter sido diagnosticados com a doença por meio de exames (sangue ou RT-PCR) e aguardar um período de 45 dias depois da recuperação antes da doação para obtenção do plasma. O prazo máximo é de 180 dias após o fim da infecção.


Os interessados em saber mais sobre projeto experimental ou doar o plasma devem encontrar contato com o Hemepar pelo telefone 42 32231616.


Quem pode doar

Homens e mulheres podem participar. Confira todos os critérios para se tornar um doador de plasma convalescente:

- Ter idade entre 18 e 59 anos;

- Ter apresentado sintomas leves da Covid-19;

- Pesar mais de 55 quilos;

- Estar no período entre 45 e 60 dias da data do diagnóstico do vírus;

- Não ter tido ou estar com Sífilis, Chagas, Malária, HIV, HTLV, Hepatite B e C;

- Mulheres que não tenham filhos e que nunca tiveram um aborto.


Ouça o áudio da matéria:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011