• Redação

Hospital Geral Unimed faz novos investimentos para alimentação


A alimentação saudável e individualizada é parte fundamental do processo de recuperação do paciente. Diante de pesquisas e resultados já comprovados de que o equilíbrio nutricional favorece tratamentos médicos, cada vez mais instituições de saúde buscam serviços especializados em alimentação, quebrando o paradigma relacionado às refeições hospitalares.  

Em Ponta Grossa (PR) o Hospital Geral Unimed (HGU) fez novos investimentos na área, favorecendo não só os pacientes, mas também acompanhantes, corpo clínico e colaboradores. Em parceria com a Risotolândia Saúde, marca do Grupo Risotolândia, o hospital terceirizou todas as refeições da unidade. Aos pacientes, o atendimento é feito no quarto, conforme prescrições médicas, seguindo rigorosas restrições e orientações. Para os demais, as refeições são servidas no restaurante do hospital, totalmente operacionalizado pela Risotolândia.

Outro diferencial são as refeições voltadas aos pacientes que necessitam de tratamentos paliativos. “Adaptamos receitas para atender a vontade do paciente, já preparamos até lasanha e batata frita, mesmo diante das restrições, com pouca gordura e sódio, trazendo conforto e satisfação. A comida promove o bem-estar, traz felicidade e nós sabemos o quanto isso impacta na evolução do quadro clínico”, acrescenta a nutricionista e coordenadora operacional da Risotolândia Saúde, Daniele Basso.

Alta complexidade no atendimento Diferentemente de produzir alimentação para os colaboradores dos centros médicos e acompanhantes, a responsabilidade é maior e vem acompanhada de um altíssimo grau de complexidade quando trata-se de pacientes. “Existem cuidados específicos na dieta de cada paciente e no HGU Ponta Grossa o desafio é porque a unidade atende muitas especialidades: maternidade, pediatria, oncologia, cirurgia geral etc. Existem muitas evoluções de dietas em um único dia e o hospital está sempre em lotação máxima. Nosso cuidado é intenso e a todo momento para individualizar o atendimento nutricional e contribuir efetivamente no sucesso do tratamento de cada pessoa”, explica a nutricionista.

Outro desafio na unidade é o atendimento ao lactário, mais um diferencial da Risotolândia Saúde. “Atendemos com fórmulas e leite materno bebês prematuros e de até 3 anos. Também fazemos a gestão do leite materno que é recolhido no HGU e enviado ao Banco de Leite. Quando se fala em alimentação, todo cuidado é pouco. Mas quando a responsabilidade de alimentar vem acompanhada da necessidade de melhorias para um quadro clínico, o desafio e as recompensas – ao ver a evolução de cada paciente acompanhado – é motivo de muito orgulho. Esse é um trabalho que, além de todo o conhecimento técnico, precisa de muito carinho e sensibilidade”, complementa Daniele.

Informações Assessoria de Imprensa

Imagem: HGU/Divulgação


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011