• Redação

HU-UEPG cogita reativar os leitos clínicos da Ala-Covid

Há cerca de 10 dias, nove dos 34 leitos exclusivos de enfermaria foram desativados, após uma queda da taxa de ocupação

Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Imagem: Divulgação/UEPG
Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Imagem: Divulgação/UEPG

O Hospital Universitário Regional da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) pode reativar leitos clínicos da Ala-Covid se o número de casos da doença continuar aumentando nos Campos Gerais. Há cerca de 10 dias, nove dos 34 leitos exclusivos de enfermaria foram desativados, após uma queda da taxa de ocupação.


Na sexta-feira (20), o Governo do Estado anunciou a reativação de 38 leitos de UTI Covid em Curitiba. Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) deverá reativar leitos em outras regiões do Paraná.


Em carta enviada a imprensa no fim de semana, o Secretário de Saúde, Beto Preto destacou que não faltaram leitos de UTI no Paraná até o momento. Mas leitos disponíveis não são a justificativa para que as pessoas façam festas. Quem puder ficar em casa, que faça isso. O secretário afirmou que os recursos e estruturas são finitos.


Equipamentos

Desde setembro, com a diminuição do número de casos de coronavírus e redução da taxa de ocupação dos leitos, o Paraná estava desativando leitos gradativamente.


Neste período, 232 leitos de UTI adulto, 447 enfermarias adulto, 27 leitos de UTI pediátrica e 35 de enfermaria pediátrica foram desativados.


Ouça o áudio da matéria: