• Redação

HU-UEPG vai retomar as cirurgias eletivas nas próximas semanas

Os procedimentos estão suspensos desde março devido à pandemia da Covid-19 e o retorno parcial foi decidido após uma resolução da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

O Hospital Universitário Regional (HU), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vai retomar as cirurgias eletivas nas próximas semanas. Os procedimentos estão suspensos desde março devido à pandemia da Covid-19.


O retorno parcial foi autorizado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), como destaca o vice-reitor da universidade, Everson Krum.


Ouça abaixo


Até março o HU realizava em média 200 cirurgias eletivas por mês, com a pandemia, os procedimentos acumularam. Segundo Everson a expectativa é de retomada gradativa.


Ouça abaixo


A resolução da Sesa autoriza apenas a volta de cirurgias em que os pacientes não precisem de anestesia geral ou acompanhamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


O HU também vai retomar em breve os atendimentos eletivos. Nos últimos meses, somente casos de urgência e emergência eram atendidos.


Conforme o hospital se enquadram em cirurgias eletivas as “usam anestesia raquidiana, peridural ou de plexo que, por exemplo, são utilizadas em ortopedia, como mão, tornozelo e joelho, cirurgias de varizes, dentre outras”.


Ouça o áudio da notícia:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br