top of page

Humai avança em capacitação para selo "Hospital Amigo da Criança"

CBN Ponta Grossa

O Hospital Universitário Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG) está avançando na obtenção do selo de qualidade "Iniciativa Hospital Amigo da Criança". As equipes do hospital estão participando de capacitações semanais com o objetivo de aprimorar os cuidados com as mulheres que amamentam. 


Após as capacitações, será solicitado a avaliação do Ministério da Saúde e da Sesa Foto: Divulgação

O selo é conferido pelo Ministério da Saúde a hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, estabelecidos pela Unicef e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e atesta a qualidade do atendimento.


De acordo com a diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, o hospital já superou a fase organizacional e preparatória e agora está focado no treinamento das equipes. 


Ela destacou que o selo implica um compromisso com o atendimento de maior qualidade e com um cuidado humanizado às mulheres durante o pré-parto, parto e pós-parto, além de garantir o livre acesso à mãe e ao pai, permitindo a permanência deles com o recém-nascido internado.


Fabiana ainda mencionou que muitos dos critérios exigidos para a certificação já são cumpridos integralmente pelos HU-UEPG, como o contato pele a pele logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida e o alojamento conjunto. 


Após as capacitações, o próximo passo será solicitar a visita e avaliação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) para verificar o cumprimento de todas as etapas. A obtenção do selo também trará um aporte financeiro para o Humai, possibilitando novos investimentos em infraestrutura e equipamentos.


Dentro do processo de capacitação, a Comissão de Aleitamento Materno (CAM) do Humai elaborou um manual com a nova Política de Aleitamento Materno, que é o primeiro dos 10 passos necessários para a obtenção do selo. O manual busca padronizar as ações das equipes multiprofissionais do hospital, com base em evidências atualizadas. 


O treinamento inclui tanto aulas teóricas online quanto encontros presenciais práticos, com sessões diurnas e noturnas, para não prejudicar o atendimento aos pacientes. Além disso, cada profissional receberá treinamentos práticos à beira-leito, totalizando a carga horária exigida.


A enfermeira do Banco de Leite Humano, Cristiane Spada, que também ministrou os treinamentos, explicou que os temas abordados incluem a importância do aleitamento materno, anatomia das mamas, fisiologia da lactação, e os cuidados necessários para evitar complicações como fissuras, ingurgitamento e mastite. 


Ela ressaltou a importância de capacitar toda a equipe do Humai para garantir a qualidade da amamentação e evitar o desmame precoce, destacando os benefícios do leite materno para o desenvolvimento infantil e a redução da morbimortalidade.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da assessoria


Comments


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page