Os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) iniciarão o Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). O HU-UEPG será o primeiro hospital de Ponta Grossa a oferecer esse serviço.
O projeto visa apoiar pacientes em idade escolar que ficam internados por longos períodos, evitando lacunas na escolarização. A diretora-geral dos HUs, professora Fabiana Postiglione Mansani, destacou a importância do Sareh para garantir a continuidade dos estudos e a humanização do atendimento.
A coordenação do projeto será feita pela Diretoria Acadêmica (DAC), com Guilherme Arcaro à frente. O atendimento será oferecido nas três unidades da UEPG: HU, Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai) e Ambulatório Universitário Amadeu Puppi (Ambuap). A expectativa é que o programa atenda cerca de 80 crianças e adolescentes mensalmente.
O projeto utilizará espaços definidos em conjunto com a SEED/Sareh e recursos tecnológicos portáteis, como o kit Educatron, que inclui smart TV, computador e outros equipamentos. O objetivo é proporcionar um atendimento educacional adaptado ao estado clínico dos pacientes.
Durante a reunião para discussão de detalhes da iniciativa, a equipe do Sareh explicou que o atendimento será realizado por professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério, oferecendo suporte individual ou em grupo, conforme a situação médica dos estudantes. Após a alta, será elaborado um parecer pedagógico para a família e a escola do estudante.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
Comments