• Redação

Igrejas Católicas de PG retomam missas com a presença de fiéis

Diocese afirmou que a decisão pode ser revista caso a situação da pandemia avance no Estado

As missas com a presença de fiéis foram retomadas hoje (27) em Ponta Grossa. As celebrações tinham sido suspensas na segunda quinzena de março devido à pandemia do novo coronavírus.


Em nota, a Diocese de Ponta Grossa declarou que orientações foram definidas para a proteção das pessoas. Integrantes dos grupos de risco e crianças devem acompanhar as missas por canais de rádio, TV e internet. “As decisões brotam da preocupação com a proteção das pessoas, especialmente dos idosos e grupos de risco, que não podem, em absoluto, serem expostos ao contágio”, diz a nota.


A Diocese de Ponta Grossa engloba 17 municípios da região. A orientação é para que os párocos observem as determinações locais, respeitando as realidades das comunidades e atuando em conformidade com as determinações das autoridades sanitárias e suas respectivas indicações.


Além disso, a Diocese ressalta que a reabertura pode ser revista a qualquer momento, “a partir de critérios objetivos, técnicos e científicos, levando em consideração a transmissão comunitária e a situação epidemiológica da Covid-19 no Estado”.


De acordo com a Diocese, as Paróquias se prepararam para a retomada com a sinalização de distanciamento social, capacidade de público reduzida e disponibilidade de produtos de higienização.


Decretos permitiram a retomada


No final de abril, a Diocese chegou a apresentar um plano de funcionamento para a retomada, após um decreto da Prefeitura que autorizava a reabertura de templos e igrejas através do planejamento de medidas para evitar o contágio da doença. Com a suspensão da análise desses planos a partir da discussão de soluções com o Ministério Público, a Igreja teve que recuar.


Já no inicio de maio, a Prefeitura editou um decreto que permitiu a reabertura das igrejas com missas e cultos em Ponta Grossa. A maioria das Igrejas Evangélicas retomou os cultos no dia 10 de maio. Entretanto, o bispo dom Sergio Arthur Braschi optou pela continuidade da suspensão. Durante mais de dois meses, as Missas foram realizadas nas Igrejas sem a presença dos fiéis e algumas paróquias começaram a transmitir pelas redes sociais.


Leia a nota na íntegra


NOTA OFICIAL


DIOCESE NORMATIZA VOLTA DAS MISSAS PRESENCIAIS


A Diocese de Ponta Grossa define as orientações pastorais que vão balizar a retomada das celebrações presenciais a partir desta quarta-feira, dia 27. Em consonância com a Resolução 734/2020 da Secretaria Estadual da Saúde, de 21 de maio último, a Diocese ressalta o comprometimento da Igreja na defesa da vida humana, ‘Dom e Compromisso’. As decisões brotam da preocupação com a proteção das pessoas, especialmente dos idosos e grupos de risco, que não podem, em absoluto, serem expostos ao contágio.


Aos fiéis idosos, às crianças e aos integrantes dos grupos de risco aconselha-se a continuidade do acompanhamento das celebrações à distância, por intermédio da Rádio Sant’Ana, pelas redes de televisão católicas e pelas redes sociais das paróquias e das comunidades.


Tendo-se por base que a Diocese de Ponta Grossa é composta por 17 municípios, a orientação é para que os párocos observem sempre as determinações locais, respeitando as realidades de suas comunidades e atuando em conformidade com as determinações das autoridades sanitárias e suas respectivas indicações.


A Diocese de Ponta Grossa ressalta que, conforme se manifestaram as autoridades governamentais, as disposições podem ser revistas a qualquer momento, a partir de critérios objetivos, técnicos e científicos, levando em consideração a transmissão comunitária e a situação epidemiológica da COVID 19 no estado.


Em 26/05/2020


Assessoria de Imprensa da Diocese de Ponta Grossa


Foto: Diocese de Ponta Grossa

Ouça o boletim:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br