top of page
  • CBN Ponta Grossa

Iplan divulga resultados da 7ª Conferência Municipal da Cidade

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) divulgou os resultados da 7ª Conferência Municipal da Cidade de Ponta Grossa, que contou com mais de 200 participantes ao longo de dois dias. Além das propostas discutidas, foram eleitos delegados para representar a cidade na Conferência Estadual.


Foram 29 propostas aprovadas no total Foto: Divulgação

O diretor executivo do Iplan, Rafael Mansani, ressaltou que um dos pontos altos da conferência foi a aprovação de propostas para a transformação da realidade local, que também serão encaminhadas à Conferência Estadual. As propostas foram elaboradas em fóruns de discussões divididos em oito grupos temáticos e aprovadas em plenária.


“Chegamos a 29 propostas aprovadas no total, sendo quatro de aplicação exclusivamente estadual, quatro com aplicabilidade estadual e municipal e 21 com aplicabilidade municipal”, informou Mansani.


As propostas aprovadas e que serão levadas à etapa estadual abordam diversos segmentos da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, incluindo habitação, direito à cidade, regularização fundiária, saneamento básico, mobilidade e acessibilidade, gestão interfederativa, cooperação e financiamento, controle social e gestão democrática, sustentabilidade ambiental, emergências climáticas, segurança pública e o enfrentamento do controle armado dos territórios populares.


“O objetivo do evento foi fomentar o desenvolvimento integrado e sustentável das cidades, promovendo acesso equitativo às oportunidades e elevando a qualidade de vida dos cidadãos”, concluiu Mansani.


No evento, também foram eleitos delegados para representar Ponta Grossa na Conferência Estadual das Cidades do Paraná. Delegados foram indicados para os segmentos de ONGs, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, empresários e movimentos sociais e populares. Representantes do Poder Legislativo são indicados formalmente pela Casa Legislativa e os do Poder Executivo pelos gestores. No total, foram escolhidas 19 cadeiras da sociedade civil para representar a cidade na Conferência Estadual.


Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari


*Texto escrito a partir de informações da assessoria


Comments


bottom of page