• Redação

'Junho Vermelho' incentiva doação de sangue durante pandemia do novo coronavírus


O Hemonúcleo de Ponta Grossa aderiu mais uma vez a Campanha ‘Junho Vermelho’, que tem como proposta incentivar e conscientizar sobre a importância da doação de sangue, mesmo no Inverno.


Neste ano a pandemia do novo coronavírus suspendeu as atividades que ocorrem nesse período, assim como as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, em 14 de junho.


O Hemonúcleo adotou medidas para garantir a segurança de doadores e funcionários na pandemia e manter as coletas de sangue. Em média 800 bolsas são coletadas por mês, mas, nos últimos meses, registrou queda de até 25% no volume das doações. A chefe da unidade, Nelsi de Oliveira Zakszewski comenta sobre o momento. 

Desde o fim de março, as doações ocorrem com horário marcado. Nelsi destaca que o problema recorrente é que muitos voluntários fazem o agendamento via site, mas faltam.


Os interessados em doar sangue devem acessar o site: www.saude.pr.gov.br/doacao. O hemonúcleo solicita que no dia determinado, os doadores utilizem mascara de proteção e não levem acompanhantes para evitar aglomerações, conforme decretos municipais e estaduais.


O Hemonucleo de Ponta Grossa fica na Rua Augusto Ribas 131, anexo ao Hospital Municipal, com atendimento das 8h às 16h.

A unidade de Ponta Grossa atende 12 cidades e cinco agências transfusionais em hospitais da cidade e outras duas externas, em Castro e Jaguaraíva.

Doações

Para a doação é necessário estar bem alimentado, bem de saúde, ter entre 16 a 59 anos (menores precisão ser acompanhados dos responsáveis), pesar mais de 50kg e apresentar documento original com foto.

Pessoas com sintomas respiratórios (tosse, coriza e dor de garganta) ou outros sinais de gripe, processos infecciosos e febre, deverão aguardar um período de 15 dias, contados a partir da melhora, para realizar doação de sangue.


Imagem: AEN/Reprodução


Ouça a matéria:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br