• Redação

Mais de 20 mil pessoas já foram vacinadas contra o sarampo em Ponta Grossa

A campanha nacional de imunização contra a doença terminaria hoje (31), mas foi prorrogada devido a baixa adesão

Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Mais de 20 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo, em Ponta Grossa, de janeiro e agosto deste ano. A campanha nacional de imunização contra a doença terminaria hoje (31), mas foi prorrogada devido a baixa adesão.


Thiago Bueno, enfermeiro de imunização do município dá mais detalhes.


Ouça abaixo


Conforme a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), a prioridade dos municípios é ampliar a cobertura em jovens adultos, pessoas entre 20 e 49 anos. Isso porque este público foi o mais infectado no Estado no surto que teve início em agosto de 2019.


A indicação é de que qualquer pessoa que não tenha certeza, ou não possua carteirinha que comprove que tomou as doses, se desloque até uma unidade de saúde.


O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras.


O informe semanal do Sarampo, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) na quinta-feira (27), indica que na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa seis casos da doença foram registrados nos últimos 12 meses. No Paraná são 1.885 casos confirmados de sarampo.


A vacina contra o sarampo é gratuita e pode ser encontrada nas 21 salas de vacina, localizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ponta Grossa.


Ouça o áudio da matéria:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br