top of page
  • CBN Ponta Grossa

Mais de 3,5 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Paraná

Estado é o quarto com o maior número de pessoas aguardando um órgão e o segundo que mais realizou transplantes em 2023.

Foto: AEN

Mais de 3,5 mil pessoas estão na fila de transplantes no Paraná, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O estado é o quarto com o maior número de pessoas esperando um transplante de órgão no país, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.


Em todo o Brasil, o número passa de 65 mil pessoas. Os dados atualizados em tempo real pelo Ministério da Saúde mostram que a maioria dos pacientes espera por um transplante de rim. No Paraná, são 1.930.


Conforme dados do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, de julho deste ano, quase 40% dos pacientes que esperam por um rim no estado tem entre 50 e 64 anos, 33% entre 35 e 49 anos e 20% entre 18 e 34 anos.


Segundo o Ministério da Saúde, 1.270 pessoas estão na fila para o transplante de córnea no Paraná e 252 de fígado. Em seguida aparece pâncreas rim, com 24 pacientes. O transplante de órgãos vem sendo debatido nesta semana depois do anúncio de que o apresentador Fausto Silva foi incluído na fila para um transplante cardíaco.


No estado, 30 pessoas aguardam um coração. De acordo com o Ministério da Saúde, 1.952 pacientes são homens e 1.575 são mulheres no Paraná. Somente neste ano, 1.323 transplantes foram realizados no estado, 706 homens e 617 mulheres. Mais de 60% foram de córneas, 22% de rim, 13% de fígado e 1% de coração.


O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná aponta que no estado são 42 doadores por milhão de habitantes. Do total de pessoas que poderiam doar órgãos, 29% dos transplantes foram negados pelos familiares.


O Paraná é o segundo estado do Brasil com o maior número de transplantes realizados neste ano, atrás apenas de São Paulo, que já registrou 1.809 transplantes.


Ouça:


Comments


bottom of page