A partir de fevereiro, o Governo Federal implementará o Novo Cadastro Único, trazendo mudanças temporárias no atendimento das unidades do CRAS em Ponta Grossa. O objetivo é aprimorar o sistema de acesso aos benefícios sociais. O atendimento normal deve ser retomado no dia 17 de março.

Nesta semana, os servidores do CRAS passarão por treinamentos para utilização da nova plataforma. Até o fim do mês de fevereiro, somente atendimentos pré-agendados serão realizados. Para aqueles que não conseguirem ser atendidos nesse período, um mutirão está marcado para o dia 23 de março, na sede da Fundação Municipal de Assistência Social.
O Novo Cadastro Único será uma plataforma integrada, desenvolvida pela Dataprev, que assumirá a operação do sistema. As informações do formulário permanecerão as mesmas, mas algumas mudanças serão implementadas. O CPF passará a ser obrigatório para inclusão e atualização cadastral. O NIS continuará sendo utilizado, mas deixará de ser o código principal de identificação. Além disso, a partir de 28 de fevereiro, a base de dados gerida pela Caixa Econômica Federal será transferida para a Dataprev.
A partir de março, o sistema contará com uma plataforma integrada ao Portal de Gestão, incluindo sistemas de entrada de dados, capacitação de operadores, gestão de riscos, monitoramento de fraudes e relatórios analíticos. O formulário do Cadastro Único estará disponível offline para dispositivos móveis, permitindo a coleta de dados por tablets e celulares. Também serão incorporadas ferramentas de inteligência de dados e inteligência artificial para monitoramento e prevenção de erros e fraudes.
O cronograma de atendimento nos CRAS de Ponta Grossa será o seguinte:
17 a 21 de fevereiro: treinamento dos servidores;
17 a 28 de fevereiro: atendimentos apenas para quem já possui agendamento;
1º a 16 de março: novo sistema operando em modo offline, sem emissão de documentos;
17 de março: previsão de retomada do atendimento normal;
23 de março: mutirão de atendimento para pessoas agendadas.
A população deve ficar atenta às mudanças para garantir o acesso aos serviços sem interrupções.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments