Desde a reabertura do Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no dia 20 de junho, o espaço cultural tem registrado recordes de visitação, com cerca de 4.000 visitantes. O museu completa 75 anos neste domingo, 15 de setembro, e está com oito exposições abertas ao público, incluindo as novas mostras "Mulheres Indígenas Paranaenses", que foi inaugurada nesta terça-feira (10), e "Naji – Apartheid na Palestina em Cartuns", aberta nesta quarta-feira (11).
O diretor de Ação Educativa e Extensão do museu, professor Ilton Cesar Martins, destaca a diversidade de visitantes que o espaço tem recebido, incluindo grupos escolares, de terceira idade e de diferentes cidades. Além das visitas individuais e de grupos familiares, o museu recebe alunos de cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, como Turismo, Serviço Social, Jornalismo e Letras.
A exposição "Mulheres Indígenas Paranaenses" resgata o acervo de itens indígenas do museu, que inclui objetos das etnias Kaingang, Guarani, Ticuna e Karajá. A mostra foi desenvolvida por duas alunas do Colégio Elias da Rocha e contou com a colaboração de acadêmicos da UEPG, incluindo o estudante indígena Dione Abreu.
A segunda exposição, "Naji – Apartheid na Palestina em Cartuns", apresenta as obras do cartunista Naji el-Ali, que retratam a luta do povo palestino. Esta mostra foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em História da UEPG, em parceria com diversos comitês de solidariedade e projetos de extensão.
Além dessas exposições, o MCG também conta com mostras como "Marinhas – Arqueologia da Morte", "Sala de Bonecas", "1ª Micro Mostra da Reserva Técnica", "Aula de Anatomia", "Meu Coração de Polaco Voltou" e "Albary, o Prefeito". As visitas individuais não precisam de agendamento, exceto para a exposição "Aula de Anatomia", que requer mediação.
Para visitas de grupos e mediação, os interessados devem agendar pelo e-mail museucamposgerais@uepg.br. O horário de atendimento é de terça-feira a sábado, das 9h às 11h45 e das 13h30 às 17h.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
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