top of page
  • Ricardo Silveira

Mutirão de Especialidades realiza mais de 7,5 mil consultas

Números são de 2023 e envolvem atendimentos agendados pela saúde do município

(Foto: Assessoria).

A Prefeitura de Ponta Grossa vem intensificando os atendimentos em especialidades médicas e registrou 7546 agendamentos de consultas em diversas áreas médicas em 2023. Os dados são do Centro Municipal de Especialidades, da Fundação Municipal de Saúde, que vem executando mutirões para diminuir as demandas que exigem serviços médicos específicos.


“Tivemos uma demanda reprimida no período da pandemia e estamos trabalhando desde o ano passado para diminuir a espera por consultas com especialistas. Esse resultado demonstra o esforço da saúde do município para zerar essas necessidades que ficaram na espera”, comemora a prefeita Elizabeth Schmidt.


Além do mutirão de especialidades, a Prefeitura também conta com o projeto ZAP PG+Saúde, uma ferramenta de comunicação que permite o melhor controle e aproveitamento das vagas para consultas, exames e cirurgias que exigem especialidades médicas.


Com essa ferramenta já em prática, a Fundação de Saúde está atualizando o número de pessoas que integram as filas de espera por exames, consultas e cirurgias, com o objetivo de otimizar os processos e agilizar os encaminhamentos.


Números


De janeiro até junho, o Centro Municipal de Especialidades, em trabalho conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais – Cimsaúde, computa 7546 procedimentos em diferentes especialidades. São elas, oftalmologia, neurologia, urologia, colonoscopia, endoscopia, gastroenterologia, cardiologia e hematologia. Entre esses, os que mais demandaram consultas foram oftalmologia, cardiologia e neurologia.


“Esse intenso trabalho nos rendeu uma redução importante na espera por consulta em algumas especialidades. Vamos intensificar ainda mais, com outras ferramentas de apoio, para que a população seja atendida com a maior brevidade possível em suas necessidades em saúde”, explica a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi.


Além dos serviços realizados pelo Centro Municipal de Especialidades, a Prefeitura também mantém agendamentos através do Cimsaúde para outras especialidades e já investiu R$ 1,5 milhão para esses serviços em 2023.

Comments


bottom of page