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Mutirão on-line de renegociação de dívidas vai até o fim do mês

CBN Ponta Grossa

Ação começou na última terça-feira (1º) e acontece exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br.

Foto: AEN

A população que tem alguma dívida ou débito pode renegociar durante o mês de novembro pela internet. O mutirão on-line de renegociação de dívidas junto a bancos e instituições financeiras vai até o dia 30 deste mês.


A ação começou na última terça-feira (1º) e acontece exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br. O mutirão é uma iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, em parceria com os Procons estaduais, a Senacon, Banco Central do Brasil e Associação ProconsBrasil.


De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, a iniciativa é de extrema importância porque permite que consumidores que estejam em situação de endividamento ou com dificuldade para quitar seus débitos possam negociar com os credores, de maneira fácil e efetiva e sem precisar se deslocar.


Conforme a Secretaria, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar ajuda por se sentirem constrangidos com a situação. Por isso, a atividade on-line pode incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação.


Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.


No momento do preenchimento do registro é imprescindível informar corretamente telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos fornecedores participantes.


Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.


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