• Redação

Mutirão para renegociação de dívidas do Procon começa hoje

Ação on-line vai até o dia 31 de março.

Começa hoje (15) o Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas, promovido pelo Procon de Ponta Grossa. A ação marca o Dia do Consumidor e é realizada exclusivamente pela internet, através da plataforma www.consumidor.gov.br.


Segundo a coordenação do Procon Ponta Grossa, o mutirão tem o objetivo de auxiliar consumidores a restabelecerem o equilíbrio do orçamento doméstico e evitar a negativação e inclusão do nome em cadastros de proteção ao crédito. Os interessados podem participar do evento até o dia 31 de março.


A ação é feita para todo o Brasil através de uma parceria entre a Associação e a Federação Brasileira de Procons. Em Ponta Grossa, os consumidores que não possuem acesso à internet podem entrar em contato com o órgão através do telefone 3220-1045 e agendar para a utilização do Centro de Inclusão Digital, na sede do Procon Ponta Grossa.


Como participar?


Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.


No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.


O Procon Ponta Grossa orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil


Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.


Ouça: