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Número de reclamações de consumidores aumentou 21% em 2019, aponta relatório



Os setores de Telefonia e Serviços financeiros continuam com o maior número de reclamações dos consumidores em Ponta Grossa. Segundo o coordenador do Procon Ponta Grossa, Leonardo Werlang, mais da metade das reclamações contra esses setores são de cobranças indevidas.


De acordo com o levantamento feito pelo Procon, foram 12.833 reclamações em 2019, um aumento de aproximadamente 21% dos atendimentos realizados pelo órgão em relação ao ano anterior. Werlang afirma que as reclamações ajudam para consolidar as práticas de defesa do consumidor.


Conforme o relatório, outras empresas com grande número de reclamações são companhias de serviços públicos, além das lojas de varejo. O consumidor que se sentir lesado ao adquirir um produto ou serviço pode fazer a reclamação pelo site ou na sede do Procon em Ponta Grossa que fica na Rua Balduíno Taques e atende do meio-dia às 17h.


Confira as 10 empresas com mais reclamações em Ponta Grossa:


1 - TIM

2- OI

3- VIVO

4- CLARO - CLARO/EMBRATEL/NET

5- Companhia De Saneamento Do Paraná - SANEPAR

6- BANCO BGN - Atual BANCO CETELEM

7- BANCO BMG

8- VIA VAREJO

9- BANCO PAN

10- BANCO ITAÚ


Foto: Divulgação


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