• Redação

Nasce 1º bebê na maternidade do Hospital da Criança

Allice veio ao mundo com 49 cm e 2,81 kg, por cesárea, após 39 semanas e 4 dias de gestação.

Imagem: Divulgação/Aline Jasper/UEPG

Às 10h46 dessa quinta-feira (20) um choro de recém-nascido foi ouvido pela primeira vez no Centro Obstétrico do Hospital Universitário Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG). Allice veio ao mundo com 49 cm e 2,81 kg, por cesárea, após 39 semanas e 4 dias de gestação. Foi o primeiro parto realizado após a transferência da Maternidade do Hospital Universitário da UEPG para as instalações do Hospital da Criança.


Somente na maternidade do HU, são realizados cerca de 240 procedimentos por mês, entre partos normais, partos cirúrgicos e outros atendimentos obstétricos. Durante o período de transição, que deve durar até o fim de semana, parte da equipe da Maternidade continua atendendo às puérperas que estão internadas no HU-UEPG.


Transferência

Durante a quinta-feira, as equipes do Hospital Universitário terminavam a organização dos serviços materno-infantis. Para finalizar a mudança de mobiliário e equipamentos, o 13º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército auxiliou no transporte de materiais.


Com a transferência, o Hospital da Criança passa a ser um hospital materno-infantil. Estão ativos os setores que atendem às gestantes e puérperas do HU. As Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, Clínica Cirúrgica Pediátrica e demais atendimentos de média e alta complexidade serão transferidos na sequência. A transferência não prejudica os serviços já prestados pelo HC, onde continua a funcionar o Pronto Atendimento Infantil (PAI).


O convênio de transferência, firmado entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa, Prefeitura Municipal e Governo do Estado, deve possibilitar 26 novos leitos clínicos para tratamento de pacientes de Covid-19 no HU-UEPG.


Melhorias e especialidades

Para viabilizar a transposição, foram realizadas melhorias na estrutura do Hospital da Criança, além da cessão de profissionais do HU para atuação nos setores materno-infantis. Dentre as especialidades que passam a trabalhar no HC, estão os médicos obstetras, pediatras, radiologistas e anestesiologistas, e também profissionais nas áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, odontologia e serviço social.


Informações Assessoria de Imprensa



Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br