• Redação

No Paraná, 89% das empresas estão em operação, mas arrecadação de ICMS cai quase 4%


Cerca de 89% das empresas que emitem documentos fiscais estavam com operação no Paraná na semana passada, de acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (14) pelas secretarias de Planejamento e Projetos Estruturantes e da Fazenda. O comparativo é feito o índice da segunda semana do mês de março, antes da chegada da pandemia.


O período que registrou maior queda no número de empresas em atividade foi entre 23 e 27 de março, logo após o Governo do Estado listar os setores essenciais e recomendar o fechamento dos não-essenciais. Cerca de 54% estavam abertas, e algumas cidades atingiram níveis inferiores a 50%. Essa análise leva em consideração apenas empresas formais que emitiram ao menos uma nota fiscal nesses dois meses.


Segundo a Receita Estadual, com base nesse indicador, ainda estão fechadas aproximadamente 8.400 estabelecimentos do Simples Nacional e 2.300 do Regime Normal. Essa variação demonstra a queda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, no Paraná.


No primeiro quadrimestre deste ano a perda foi de 3,8%. O índice é uma comparação com o mesmo período do ano passado, reajustado pela inflação. Para as projeções, a tendência de queda de arrecadação é maior que a reposição prevista no auxílio federal aprovado pelo Congresso, de 1 bilhão e 900 milhões de reais.


O boletim ainda traz informações detalhadas sobre diversos setores, como o volume de vendas, que voltou a crescer na comparação com o início da pandemia; análise regional; projeções e dados internacionais. O link pode ser encontrado na página www.aen.pr.gov.br.


Exportações crescem 5% no Paraná em abril

E segundo dados da Secretaria de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, vinculada ao Ministério da Economia, as exportações paranaenses totalizaram 1 bilhão e 460 milhões de dólares no mês passado, um acréscimo de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro quadrimestre, as vendas para o exterior aumentaram 2,6%, motivadas pela safra de verão da soja. Já as importações recuaram 16,4% em abril e 9,3% no acumulado dos primeiros quatro meses deste ano.

Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Imagem: AEN/Divulgação

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011