• Redação

Novo coronavírus impacta no dia a dia de asilos em Ponta Grossa

Foi necessário aplicar protocolos para evitar o contágio dessa parcela da população, considerada pelas autoridades de saúde, mais vulneráveis a doença.

O cenário da pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de asilos e instituições que atendem idosos em Ponta Grossa. Foi necessário aplicar protocolos para evitar o contágio dessa parcela da população, considerada pelas autoridades de saúde, mais vulneráveis a doença.


Um dos asilos da cidade, com cerca 100 idosos, os funcionários só podem entrar após medir a temperatura e higienizar as mãos. A equipe multidisciplinar passou por treinamentos e recebeu doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). De acordo com a Assistente Social do asilo, Fernanda Almeida da Silva, na rotina dos idosos a maior mudança foi a suspensão das visitas.


Ouça abaixo


A instituição, como outras na cidade, recebe verba pública para arcar com as despesas mensais, porém, Fernanda Almeida afirma que o período influenciou para a queda de receitas do asilo.


Ouça abaixo


As medidas de isolamento e cuidados para evitar que doença atinja esse grupo, também foram tomadas em um lar de idosas de Ponta Grossa, que atende 30 mulheres. A Assistente Social Tayna Balder, representante do local, explica que desde o início eles priorizaram manter a transparência nas informações.


Ouça abaixo


Segundo Tayna, as restrições impactaram emocionalmente nas idosas e a instituição tenta amenizar a falta das visitas com adaptações.  


Ouça abaixo


Quatro Instituições Públicas de Longa Permanência (ILPI) são cadastradas na Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) e segundo a gestão municipal, não houve registros de contágio da Covid-19 em nenhum delas até essa terça-feira (23).


Doações

A população pode ajudar as instituições que atendem idosos em Ponta Grossa, com a doação de alimentos, itens de higiene e outros.


Veja como contribuir:

Colmeia Espírita Cristã Abegail

Para doações é necessário entrar em contato pelo telefone: 42 3235-1848

Rua Estácio Rodrigues da Cunha, 550, Cara Cará.

Asilo São Vicente de Paulo

Interessados podem doar:

Fraldas geriátricas (Tamanho G), luvas descatáveis, alimentos não perecíveis e outros.  

Bazar: Terças, quartas e quintas-feiras

Rua Júlio de Castilho, 1104 - Centro

Mais informações no telefone 42 3224 0827 


Imagem: Divulgação/AEN


Ouça a matéria:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br