top of page
  • CBN Ponta Grossa

Paróquia leva mil pessoas ao Desfile de Natal

‘São Pedro e São Paulo’ mostrou a riqueza da Igreja Católica

A Igreja se fez presente no desfile de Natal de Telêmaco Borba, promovido pela Prefeitura. Com o tema ‘É Natal, nasceu Jesus’, o desfile levou centenas de católicos para a Avenida Horácio Klabin, na última sexta-feira. Foram representantes de diferentes comunidades, Catequese, do Terço dos Homens, da Pastoral da Criança, da Renovação Carismática Católica e da Sociedade São Vicente de Paulo.


Só da Paróquia São Pedro e São Paulo calcula-se que em torno de mil pessoas tenham participado, gente da matriz e das capelas Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Guadalupe, São João Batista, São Sebastião, São Silvestre, Santo Afonso, Santa Rosa de Lima, Santa Teresinha e Sagrado Coração de Jesus.

De acordo com o pároco, padre Sandro Maciel Ferreira, esse foi o segundo ano que a paróquia participou do desfile. No ano passado, foram 300 paroquianos. Este ano, mais de mil pessoas desfilaram. “Fizemos como se fosse a procissão de entrada para a Santa Missa: com incenso, cruz, coroinhas, acólitos, agentes da Liturgia, ministros da Eucaristia, diáconos e o padre. Tivemos uma ala especial com mulheres grávidas e com crianças de colo para ilustrar a mensagem da Igreja Católica em defesa da vida e contra o aborto.


Em outra ala, havia crianças e adultos vestidos de anjos e arcanjos; outra, tinha gente vestida de santos e santas de Deus. Tudo com paroquianos. Também encenamos um presépio vivo, tivemos Papai Noel e um grupo de pessoas simbolizando trabalhadores, das mais variadas profissões, mostrando que o Natal não acontece num único dia, mas em todos os dias da nossa história”, detalhou padre Sandro. A última ala foi composta pelo povo em geral e pela equipe organizadora, acrescentou.


“Além de manifestar publicamente a nossa fé, esse tipo de evento, para a união da paróquia, é formidável. Não se trata de um dia, mas de toda uma preparação. Montamos uma equipe, que trabalhou com as 12 comunidades. Isso serve para unir as comunidades no sentido paroquial. Foi um verdadeiro espetáculo quanto a participação das pessoas. Fiquei muito feliz”, enalteceu o pároco.



Praça


A Prefeitura de Telêmaco Borba ainda convidou a Paróquia São Pedro e São Paulo para apresentar, na próxima quinta-feira (7), na Praça da Família, o Programa Filhos e Filhas de Deus, um sucesso de todas as quintas-feiras, à noite. Apresentado pelo padre Sandro desde maio de 2022, o programa é transmitido pelo Facebook da paróquia e pela Rádio Vale do Tibagi, de Telêmaco Borba, das 20h15 às 22 horas. Nesse tempo, é rezado e refletido o Santo Terço, oferecidos momentos de formação, entrevistas, conversas e, no último bloco, apresentado o Santíssimo para Adoração.


“Como a nossa participação nessa programação especial de Natal da cidade vai cair em uma quinta-feira, pensamos em levar o programa da paróquia para a praça. Teremos o (Santo) Terço encenado pelos jovens, a presença dos grupos que ajudaram no programa no decorrer deste ano, a apresentação de canções natalinas, a Adoração e bênção com o Santíssimo, e, encerramos com todos cantando a música “Noite Feliz’”, adiantou padre Sandro, lembrando que o programa, na praça, irá das 19h30 às 22 horas.


Segundo o pároco, o ‘Filhos e Filha de Deus’ tem ajudado muito na evangelização. “Há muita gente que nos acompanha de casa. É um programa interativo e a participação tem sido muito boa. Uma média de mil pessoas nos visualizam, conversam com a gente, toda a semana”, comemora padre Sandro.


Fotos: Pascom Paróquia São Pedro e São Paulo

Das Assessorias

Comentarios


bottom of page