• Redação

Paraná é um dos estados com maior número de presos que estudam

Com quase 9,5 mil presos matriculados no ensino regular e em projetos pedagógicos específicos, Estado é um dos quatro primeiros do País, segundo levantamento do Depen Nacional.

O Paraná se posiciona entre os estados com maior número de presos envolvidos em atividades educacionais, segundo ranking do Departamento Penitenciário Nacional. São quase nove mil e 500 presos matriculados no ensino fundamental e médio, profissional e superior e também em outros projetos pedagógicos.


O número, que representa 32% do total de custodiados no sistema prisional, coloca o Paraná em quarto lugar no ranking, atrás de Santa Catarina, Maranhão e Pernambuco. As secretarias da Segurança Pública e da Educação e do Esporte atuam em conjunto nesta iniciativa.


A organização e a coordenação dos trabalhos são feitas pelo setor de Educação e Capacitação do Depen do Paraná. No ano passado, só no ensino regular, sem contar os projetos pedagógicos específicos, o número de matriculados chegou a mais de quatro mil e 400. De acordo com o diretor-geral do Depen do Paraná, Francisco Caricati, a estratégia para alavancar ainda mais os números é o da educação a distância.


O levantamento, divulgado por meio de nota técnica do Depen Nacional, mostrou que, em todo o país, o número de detentos estudantes aumentou 276%, quando comparados os anos de 2012 e 2019. A nota técnica destaca que o Brasil fechou o ano passado com 748 mil pessoas e 1.435 unidades cadastradas no sistema penitenciário. Dentre as unidades, 66% possuem ao menos uma sala de aula e 57% têm biblioteca.


Ainda de acordo com os dados, há sete anos, havia 47 mil alunos no sistema prisional brasileiro, menos de 9% da quantidade de presos da época. Já em 2019, o número chegou a 124 mil, o equivalente a 16,5% da população carcerária.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Imagem: Reprodução/AEN

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br