• Redação

Paraná: Agosto registra menor nível de endividamento desde março

Em julho, 90% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida, no mês passado caiu para 89,4%

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor feita no Paraná registrou em agosto o menor índice desde o início da pandemia. Em julho, 90% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida, no mês passado caiu para 89,4%.


O levantamento publicado recentemente é uma parceria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).


As condições de pagamento das dívidas e a inadimplência também melhoraram em agosto. O percentual de endividados com contas em atraso caiu de 30,4% em julho para 29,5% em agosto.


O endividamento dos paranaenses está seguindo em sentido contrário do restante do país. Enquanto o número de brasileiros endividados cresceu ligeiramente em agosto, ao passar de 67,4% em julho para 67,5%, no Paraná houve uma pequena queda do indicador.


O cartão de crédito continua concentrando a maior parte das dívidas no Estado e apresentou crescimento na variação mensal, ao subir de 69,9% em julho para 71,6% em agosto. Os outros motivos que levam às dívidas são o financiamento imobiliário, que passou de 9,9% em julho para 9,0% em agosto, e a compra de veículos, que teve queda sutil de 9,8% em julho para 8,9% no mês passado.


Ouça o áudio da matéria:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011