• Redação

Paraná: Chuvas em maio não alteram cenário de emergência hídrica


Em situação de emergência hídrica, o Paraná teve chuvas dentro da média histórica ou acima dela na maioria das regiões, em maio. De acordo com a medição do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), regiões como o Oeste e Sudoeste conseguiram compensar em parte a seca que marcou o primeiro quadrimestre do ano.


Cidades como Toledo e Foz do Iguaçu, tiveram precipitação acumulada acima da média histórica. Guarapuava, na Região Central, também ficou dentro do esperado. Mas, conforme o Simepar, as precipitações de maio não foram suficientes para reestabelecer a ordem por completo no Paraná.


Em Ponta Grossa a chuva foi menor que o esperado.  A precipitação total em maio foi de 67,8  milímetros, para uma média histórica de 92,6 mm. O litoral, a Capital e a região Noroeste também ficaram abaixo do nível.


Segundo o Governo do Paraná, o cenário que faz com que o Estado siga em alerta e em situação de emergência hídrica. O decreto, estabelecido no começo do mês passado, é válido por 180 dias.


As dicas da Sanepar para economizar água


Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:


• Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.


• A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.


• A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.


• Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.


• Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.


• Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Imagem: AEN/Divulgação


Ouça o boletim:

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011