Paraná cria dois novos comandos regionais do Corpo de Bombeiros
- CBN Ponta Grossa
- 1 de abr.
- 1 min de leitura
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou nesta segunda-feira o decreto que oficializa a criação do 4º e do 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. As novas unidades serão instaladas em Maringá e Ponta Grossa.
O decreto complementa a lei sancionada na última semana, que ampliou em 105 as vagas de oficiais e praças para a estruturação dos novos comandos. Com a mudança, o Corpo de Bombeiros passa a contar com cinco comandos regionais, localizados em Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa.
Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, a criação das unidades permitirá uma melhor distribuição dos serviços administrativos, operacionais e financeiros.
O 4º Comando Regional de Maringá será responsável pelo 5º Batalhão e pelas companhias de Umuarama, Cianorte e Paranavaí. Já o 5º Comando Regional de Ponta Grossa supervisionará os batalhões de Ponta Grossa e Guarapuava, além da Companhia de Irati.
A criação dos comandos regionais também reduz o número de unidades subordinadas aos comandos já existentes. Todas as unidades continuam respondendo ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, em Curitiba.
Com a medida em vigor, os próximos passos incluem a promoção e designação de oficiais e praças para ocupar as novas vagas. As estruturas físicas serão instaladas inicialmente nos espaços dos batalhões já existentes em Maringá e Ponta Grossa, com previsão de construção de sedes próprias no futuro.
A expectativa é que as novas unidades entrem em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments