• Redação

Paraná mantém liderança em doações e transplantes de órgãos

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos mostram que o Paraná atingiu a marca de 44,1 doações efetivas por milhão de população (pmp), ficando à frente dos demais estados

Imagem: Reprodução/Gustavo Pontes/SEDU/AEN

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, ABTO, o Paraná atingiu a marca de 44,1 doações de órgãos efetivas por milhão de população, ficando à frente dos demais estados brasileiros e muito acima da média nacional, que fechou em menos de 16 doações por milhão de população.


Além da liderança em doações, o Estado se mantém no topo da lista em transplantes renais e em segundo lugar em transplantes de fígado.


Os dados também mostram que o Estado teve queda das recusas familiares em doar os órgãos, nestes seis meses. Apenas 23% das famílias se recusaram a doação de órgãos, sendo este o índice o mais baixo já registrado na história do Sistema de Transplantes.


A Central Estadual de Transplantes, mantida pelo Governo do Estado, está localizada em Curitiba, mas há quatro Organizações de Procura de Órgãos, na Capital, Londrina, Maringá e Cascavel. Estes centros trabalham na orientação e capacitação das equipes distribuídas em 67 hospitais do Paraná, que mantêm Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

0 comentário

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br