top of page

Paraná mantém liderança em doações e transplantes de órgãos

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • 14 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos mostram que o Paraná atingiu a marca de 44,1 doações efetivas por milhão de população (pmp), ficando à frente dos demais estados

Imagem: Reprodução/Gustavo Pontes/SEDU/AEN
Imagem: Reprodução/Gustavo Pontes/SEDU/AEN

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, ABTO, o Paraná atingiu a marca de 44,1 doações de órgãos efetivas por milhão de população, ficando à frente dos demais estados brasileiros e muito acima da média nacional, que fechou em menos de 16 doações por milhão de população.


Além da liderança em doações, o Estado se mantém no topo da lista em transplantes renais e em segundo lugar em transplantes de fígado.


Os dados também mostram que o Estado teve queda das recusas familiares em doar os órgãos, nestes seis meses. Apenas 23% das famílias se recusaram a doação de órgãos, sendo este o índice o mais baixo já registrado na história do Sistema de Transplantes.


A Central Estadual de Transplantes, mantida pelo Governo do Estado, está localizada em Curitiba, mas há quatro Organizações de Procura de Órgãos, na Capital, Londrina, Maringá e Cascavel. Estes centros trabalham na orientação e capacitação das equipes distribuídas em 67 hospitais do Paraná, que mantêm Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Comentários


Visite

Rua Jacob Holzman, 233

Condomínio Philadelphia Office

Sala 01

Olarias 

Ponta Grossa

Paraná

Brasil 

Entre em contato pelo

Whatsapp: (42) 99994-0265 

E-mail

jornalismo@cbnpg.com.br

producao@cbnpg.com.br

Contato comercial:
roberto@cbnpg.com.br 
opec@cbnpg.com.br 

bottom of page