Paraná registra quase 600 mortes por síndromes respiratórias neste ano
- CBN Ponta Grossa
- 13 de jun.
- 1 min de leitura
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira o Informe Epidemiológico com um panorama dos vírus respiratórios que circulam no Paraná. O levantamento tem como objetivo manter a vigilância sobre os casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Os dados analisam o período de 29 de dezembro de 2024 até 7 de junho deste ano. Nesse intervalo, foram registrados 12.011 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave com hospitalização e 598 mortes por síndromes respiratórias graves.
Das mortes registradas, 21% foram causadas pelo vírus Influenza, 13% por Covid-19, 9% por outros vírus respiratórios, 2% por outros agentes infecciosos, e 53% foram classificadas como não especificadas.
Em relação às síndromes gripais, monitoradas por amostragem, foram contabilizados 1.392 casos.
A faixa etária mais atingida é a de crianças menores de seis anos, seguida pelos idosos. Entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados por vírus respiratórios, 4.507 pessoas apresentavam algum fator de risco e, entre elas, foram registradas 245 mortes.
Quanto à vacinação, o relatório aponta que 78% das pessoas com comorbidades não estavam vacinadas. Entre os óbitos, 72% das vítimas não haviam tomado a vacina contra a gripe.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comments