• Redação

Paraná soma mais de 212 mil casos de dengue em menos de um ano


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta terça-feira (16), o boletim quinzenal com os números da dengue no Estado. São 212.074 casos acumulados desde o início do período epidemiológico, em julho do ano passado.


A diferença do informe anterior para este é de 13.084 casos, e o boletim desta quinzena registra nove mortes confirmadas pela doença. O número de vítimas fatais no período epidemiológico já chega a 148. Já o total de casos em investigação quanto à classificação final para a dengue diminuiu; eram 59.705 e agora são 52.775 casos em análise.


Os cuidados de prevenção e controle da dengue devem seguir por parte da população mesmo diante da pandemia da Covid-19 e da chegada do inverno.


O período sazonal da dengue será finalizado no mês que vem, mas a curva epidêmica já apresenta tendência de queda desde maio em mais de 170 municípios, segundo a Vigilância Ambiental da Secretaria. Eram 33 municípios em situação de alerta, e agora são 31. A relação dos municípios em epidemia apresentou pouca alteração se comparada às listas divulgadas anteriormente, eram 237 e agora são 240.


O trabalho das equipes de vigilância ambiental no combate à dengue foi adaptado em função da pandemia; por enquanto estão suspensos os grandes mutirões de limpeza e arrastões, mas as atividades de apoio junto às Regionais de Saúde e aos municípios estão mantidas.


Na semana passada, a Secretaria da Saúde repassou um milhão e 500 mil reais para 62 municípios, a serem aplicados na assistência do paciente com dengue ou em ações de conscientização, combate e prevenção da doença. Entre fevereiro e março, a Secretaria já aportou quase cinco milhões e 600 mil reais para estas finalidades em 174 municípios.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Imagem: AEN/Divulgação

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br