top of page
  • CBN Ponta Grossa

Pelo segundo ano seguido, Helena e Miguel foram os nomes de bebês mais registrados em Ponta Grossa

Nomes simples e curtos continuam sendo a preferência dos pais ponta-grossenses.

Helena e Miguel foram os nomes mais escolhidos pelos pais em Ponta Grossa pelo segundo ano consecutivo. O levantemento foi divulgado pelos cartórios do Paraná nesta semana. Os dois nomes tiveram 72 registros em 2022. (Veja o ranking abaixo).


De acordo com o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR), o ranking dos nomes mais registrados segue a tendência dos últimos anos, nomes simples e curtos continuam sendo a preferência dos pais ponta-grossenses.


Na lista geral, considerando o quantitativo de nomes masculinos e femininos, Helena e Miguel são seguidos por Arthur, com 63 registros e Laura, com 48. Nomes que também apareciam no topo da lista no ano anterior.


Uma característica marcante nas escolhas mais registradas no município, os nomes simples e bíblicos têm aparecido com frequência, como Gael, Samuel, Julia e Livia. Conforme o Irpen, esses nomes simbolizam um novo conceito e, embora ainda não estejam na lista dos 10 mais, crescem ano a ano no ranking municipal dos 50 nomes mais registrados.


Segundo o ranking, Heitor teve 46 registros, Cecília 46, Maria Alice 44, Bernardo 43 e Samuel 41.


Nomes no Paraná


Em 2022, a preferência do paranaense também não mudou entre os nomes mais escolhidos. Miguel permanece sendo o nome mais escolhido pelos pais, com 1.943 registros.


O nome feminino mais escolhido também continua sendo Helena, tendo 1.721 meninas recém-nascidas registradas com o nome. Em seguida está Alice, com 1.617 registros e Arthur, com 1.489.


Alteração de nomes


O Irpen destaca que a partir deste ano os nomes deixaram de ser imutáveis, isso significa que os pais podem alterar o nome do bebê em consenso em até 15 dias após o registro de nascimento e qualquer adulto maior de 18 anos, que esteja insatisfeito com o seu nome pode se dirigir a um cartório de registro civil e fazer a mudança de forma ágil e simplificada.


Para realizar o ato diretamente em Cartório é necessário que o interessado compareça a unidade com seus documentos pessoais (RG e CPF). O valor do ato é o custo de um procedimento, tabelado por lei, e que varia de acordo com a unidade da federação.


Caso a pessoa queira voltar atrás na mudança, deve entrar com uma ação na justiça. Após a alteração, o Cartório de Registro Civil vai comunicar a alteração aos órgãos expedidores do documento de identidade, do CPF e do passaporte, bem como ao Tribunal Superior Eleitoral, preferencialmente por meio eletrônico.


Já no caso da alteração do nome e do sobrenome do recém-nascido é necessário que os pais estejam em consenso, apresentem a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais (CPF e RG). Se não houver consenso entre os pais, o caso deve ser encaminhado pelo Cartório ao juiz competente para a decisão.


Segundo o Irpen, a nova lei deste ano ampliou o rol de possibilidades para alteração de nomes e sobrenomes sem a necessidade de procedimento judicial ou contratação de advogados. Até então, a Lei de Registros Públicos permitia a alteração de nome, que juridicamente é conhecido como prenome, no primeiro ano da maioridade, isto é, entre 18 e 19 anos.


Já a inclusão do sobrenome, pode ocorrer nos casamentos, nos atos de reconhecimento de paternidade e maternidade - biológica ou socioafetiva -, e nos casos em que os pais de filhos menores constatam, em conjunto, que o registro original não reflete todas as linhagens familiares. Já a retirada ou alteração do sobrenome pode ser solicitada pela pessoa viúva, mediante a apresentação da certidão de óbito do cônjuge.


Ranking dos nomes mais registrados em Ponta Grossa


10 nomes mais frequentes


HELENA 72

MIGUEL 72

ALICE 67

ARTHUR 63

LAURA 48

HEITOR 46

CECILIA 46

MARIA ALICE 44

BERNARDO 43

SAMUEL 41


10 nomes masculinos


MIGUEL 72

ARTHUR 63

HEITOR 46

BERNARDO 43

SAMUEL 41

DAVI 39

GAEL 38

PEDRO 38

THEO 37

HENRIQUE 31


10 nomes femininos


HELENA 72

ALICE 67

LAURA 48

CECILIA 46

MARIA ALICE 44

JULIA 32

MARIA CLARA 27

SOPHIA 27

ANTONELLA 27

ISABELLA 26

Commentaires


bottom of page