top of page
  • CBN Ponta Grossa

PG reduz tempo de abertura de empresas e supera média do Paraná

Resultado obtido pelo município representa metade do tempo da média estadual.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Uma empresa leva sete horas para ser aberta em Ponta Grossa, de acordo com o portal Redesim, do governo federal. O resultado obtido pelo município representa metade do tempo da média estadual.


Como comparativo, o Paraná , mesmo com a redução no tempo para a abertura de empresas – registrou em outubro de 2022, uma média de 14 horas para a abertura de um empreendimento. A média nacional está em 1 dia e 13 horas.


De acordo com a prefeitura, a redução é fruto de inovação e modernização dos serviços. Além da simplificação e desburocratização, um dos eixos preconizados pelo Vale dos Trilhos – o ecossistema de inovação de Ponta Grossa.


Um dos norteadores das ações é o Programa Descomplica, que tem como objetivo simplificar a emissão do alvará de atividade econômica para todas as modalidades e portes empresariais.


Todo o processo de solicitação, trâmite e emissão do alvará é feito através de um sistema online. Além de, o município integra a Redesim, uma rede de sistemas informatizados que tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.


Em janeiro, o tempo médio de abertura (contando os prazos para viabilidade e registro) somava um total de 2 dias e 7 horas. Agora, no mês de setembro, esse prazo caiu para apenas 7 horas. Esse índice, que leva em conta o tempo total de abertura de empresas, considera o tempo na etapa de viabilidade, de validação cadastral que os órgãos efetuam e de efetivação do registro e obtenção do CNPJ.


Comments


bottom of page