top of page
  • CBN Ponta Grossa

Piraí do Sul e Arapoti recebem capacitação sobre Síndromes Geriátricas

Conforme o secretário de saúde de Piraí do Sul, Julio Sandrini, doze profissionais da Atenção Primária à Saúde do município estiveram presentes entre médicos e enfermeiros


Municípios da região continuam recebendo capacitações de equipes médicas do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Em Piraí do Sul e Arapoti, o último matriciamento foi sobre a Linha de Cuidado à Saúde do Idoso. “A abordagem foi sobre a estratificação de risco, o formulário IVCF-20, fluxo de atendimento e educação continuada sobre Síndromes Geriátricas”, relata a coordenadora da subsede de Castro, Flavia Queiroz, destacando o acolhimento das Prefeituras. “Fomos muito bem recebidos e pudemos verificar as dúvidas e demandas de cada município, entender as dificuldades da estratificação e dos encaminhamentos”, completa.


Quem ministrou as capacitações do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis) foi a geriatra Daiana Teider. “Ações como estas melhoram cada vez mais nossos atendimentos, beneficiando a população que necessita dos nossos cuidados, o idoso frágil”, esclarece, citando as síndromes explanadas: incapacidade cognitiva, incapacidade comunicativa, instabilidade postural, incontinência esfincteriana, iatrogenia, imobilidade e insuficiência familiar.


Conforme o secretário de saúde de Piraí do Sul, Julio Sandrini, doze profissionais da Atenção Primária à Saúde do município estiveram presentes entre médicos e enfermeiros. “O encontro foi extremamente proveitoso e aguardamos em breve os encontros das demais linhas”, antecipa.


Diretora estratégia saúde da família, Anye Possatto, destaca que os médicos da atenção  aproveitaram o encontro. “Eles gostaram bastante da abordagem da geriatra, com destaque para a estratificação de risco e tratamentos”, relata.


Das Assessorias


Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page