• Redação

Plano de retomada econômica é apresentado para candidatos à prefeitura de Ponta Grossa

Relatório final de políticas públicas para a retomada econômica pós-pandemia foi desenvolvido por cinco instituições de Ponta Grossa, com base em um levantamento feito com mais de 500 estabelecimentos locais

Prefeitura de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) concluiu, na última sexta-feira (30), a entrega do Plano Municipal de Retomada Econômica aos cinco candidatos a Prefeitura Municipal. O Prefeito Marcelo Rangel também recebeu o documento.

O relatório final de políticas públicas para a retomada econômica pós-pandemia foi desenvolvido por cinco instituições de Ponta Grossa, com base em um levantamento feito com mais de 500 estabelecimentos locais.

A vice-presidente do Conselho, Priscila Garbelini, explica como foram as apresentações. Ouça abaixo

Agora a expectativa das entidades é que propostas tenham adesão tanto do setor público como da sociedade. 

Ouça abaixo

O Plano de Retomada Econômica está disponível site do CDEPG para leitura. O documento reúne dados das etapas da pesquisa, abordagens, soluções e ações que já estão em prática.

A representante do Conselho destaca que uma reunião acontece nesta semana para estabelecer prazos para a efetivação das propostas.

Ouça abaixo

O questionário aplicado em empresas locais durante o ano analisou seis variáveis: Encadeamentos Produtivos e; Expansão de Exportações; Atração de Investimentos; Inovação; Qualificação Profissional; e Relação de Trabalho.

A proposta contou com a participação conjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Sebrae e da Prefeitura Municipal.

O projeto A proposta contou com a participação de 502 estabelecimentos locais, por meio de um questionário online. Entre os que responderam, 11% correspondem à indústria, 27% ao setor de serviço, 46% ao comércio e 6% à construção civil.

Conforme as entidades, a participação é bastante próxima da composição da estrutura produtiva do município, onde 10% são indústrias, 41% são do setor de serviços, 41% do comércio e 7% são da construção civil – de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), relatório do Ministério do Trabalho.

O Plano Municipal de Retomada Econômica é resultado da ação conjunta do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Sebrae e da Prefeitura Municipal. Todos assinaram um termo de cooperação para a realização do projeto. Acesse o site www.cdepg.org.br ou diretamente o Plano Municipal de Retomada Econômica

Ouça o áudio da entrevista completa:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br