Polícia prende jovem por apologia ao nazismo e planejamento de ataque
- CBN Ponta Grossa
- 8 de mai.
- 1 min de leitura
A Polícia Civil do Paraná prendeu, nesta quinta-feira (8), um jovem de 21 anos suspeito de apologia ao nazismo e posse irregular de munição. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em dois endereços no bairro Uvaranas, em Ponta Grossa.

Durante a operação, os policiais apreenderam diversos itens ligados à ideologia nazista, como bandeiras, desenhos e fotografias de Adolf Hitler. Também foram encontrados armas de airsoft, facas, coletes balísticos, munições e equipamentos eletrônicos, incluindo uma câmera GoPro.
Segundo o delegado Derick Moura Jorge, responsável pela investigação, o caso começou a ser apurado a partir de um trabalho conjunto entre o 2º Distrito Policial, o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (NUCIBER) e unidades de inteligência da Polícia Civil. O grupo monitorou publicações feitas pelo suspeito em plataformas digitais, onde ele exaltava autores de atentados terroristas e indicava estar planejando um ataque em massa.
Ainda de acordo com o delegado, o jovem afirmava possuir armas de fogo e chegou a adquirir equipamentos semelhantes aos usados por terroristas da Nova Zelândia, incluindo a GoPro, que ele pretendia utilizar para transmitir o ataque ao vivo. Em postagens mais recentes, ele também mencionou ideias suicidas, o que acendeu o alerta das autoridades.
O rapaz foi encaminhado à cadeia pública de Ponta Grossa e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua investigando o possível envolvimento de outras pessoas e a real extensão dos planos do suspeito.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria
Comentários