top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa avança, mas tem desafios para cumprir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Acordo trata de desenvolvimento sustentável com a participação de governos, sociedade civil e setor privado.

Ponta Grossa está entre as 100 cidades mais competitivas do Brasil. O município aparece na posição de número 87 e saltou nove posições em relação ao ano passado. As informações são do Ranking de Competitividade dos Municípios que leva em conta indicadores institucionais, sociais e econômicos.


De acordo com o levantamento, entre os potenciais de Ponta Grossa estão acesso à educação, telecomunicações e saneamento. Já os desafios são segurança, sustentabilidade fiscal e meio ambiente.


O ranking mostra que a cidade está na 31ª posição em acesso à educação, 37ª em telecomunicações e 39ª em saneamento. O município também subiu posições em relação à inserção econômica e inovação e baixou em qualidade da saúde.


Segundo o Ranking, os índices ajudam as administrações nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Além de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo à justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.


As métricas compreendem também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O acordo trata de desenvolvimento sustentável com a participação de governos, sociedade civil e setor privado.


Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estão a erradicação da pobreza, agricultura sustentável, saúde, educação de qualidade, energia limpa, indústria, inovação e infraestrutura e redução das desigualdades.


Conforme o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis, Ponta Grossa tem grandes desafios em sete ODSs, entre eles a erradicação da pobreza e da fome, igualdade de gênero, redução das desigualdades, e instituições eficazes.


Segundo o índice, existem desafios também em energias renováveis, produção e consumo sustentáveis e parcerias para a implementação dos objetivos. O município atingiu o objetivo de indústria, inovação e infraestruturas e proteção da vida marinha, com o tratamento de esgoto.


Debate fomenta atividades com ODSs


Ao longo desta semana, um evento on-line debate ações sustentáveis e resultados de pesquisas com dados para contribuir nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos países.


A iniciativa brasileira reúne estudantes e educadores também da Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Guatemala e México. Ele diz que o objetivo do evento é orientar profissionais e alunos para o trabalho com as ODSs. A inscrição no festival é gratuita pelo site.


Ouça:





コメント


bottom of page