• Redação

Ponta Grossa possui o menor índice de incidência da Dengue em todo o estado

Conforme os dados da FMS, no município foram confirmados 12 casos autóctones este ano

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde indica um dado relevante para Ponta Grossa. De acordo com o documento publicado dia 30 de junho, a cidade é a que possui o menor índice de incidência da Dengue em todo o Paraná.


Na semana epidemiológica de 31/2019 a 26/2020, Ponta Grossa apresentou uma incidência de 3,16 casos a cada 100 mil habitantes. Os dados de Dengue em um ano para o município foram de 249 casos notificados, 43 confirmados, 190 descartados e nenhum óbito.

A contagem dos casos é feita com base no formulário padrão do Ministério da Saúde que contém a ficha de Dengue e Chikungunya. Conforme a Vigilância Sanitária, diante das análises realizadas, constatou-se uma incidência maior relacionada ao mosquito da Dengue nos bairros Ronda, Santo Antônio e o Centro.


Em Ponta Grossa, a vistoria contra o mosquito é realizada pela equipe de Zoonoses da Prefeitura. O departamento é responsável pelo levantamento rápido em quatro ciclos no ano, vistorias domiciliares e a cada quinze dias em pontos estratégicos, como cemitério e ferro velho.


A Dengue é uma doença transmitida por um vírus, através da picada do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em locais com água parada. Em Ponta Grossa, nos últimos três anos, o número de casos notificados da doença subiu de 20 para 199.


Quanto aos casos importados que foram confirmados, aumentou de zero para 33. Enquanto que os autóctones foram de um para 12, de acordo com dados da Gerência de Epidemiologia, da Fundação Municipal de Saúde.

Serviço

Para denunciar casos de descuido com a Dengue e risco com a saúde pública, a população pode ligar no telefone 3220-1015, ramal 4094 ou 4095.

Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

- Ponta Grossa

- Paraná

- Brasil 

Ligue

Fone: (42) 3028-1300

Whats: (42) 99994-1011 

Email

jornalismo@cbnpg.com.br

Contato Comercial

opec@cbnpg.com.br