• Redação

Ponta Grossa recebe mais de 1,5 mil testes rápidos para diagnóstico da Covid-19

Testes devem ser realizados nos profissionais de saúde e de segurança pública que apresentarem sintomas gripais.

Ponta Grossa já recebeu cerca de 1580 testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus no município. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica na 3ª Regional de Saúde, Caroline Soczek da Silva, os testes devem ser realizados nos profissionais de saúde e de segurança pública que apresentarem sintomas gripais.

Os testes rápidos foram enviados pelo Ministério da Saúde para as Secretarias Estaduais, que ficam responsáveis pela distribuição aos municípios. De acordo com a enfermeira, o Paraná continua seguindo o protocolo de acompanhar casos de síndromes gripais, mas não há previsão para o governo estadual adquirir testes rápidos para mapear casos de Covid-19.

Conforme dados da Prefeitura Municipal, em Ponta Grossa 1366 pessoas são monitoradas com sintomas respiratórios. A portaria 454 do Ministério da Saúde declara que essas pessoas e as que moram no mesmo endereço permaneçam em isolamento domiciliar por 14 dias. Para Caroline da Silva, o protocolo deve ser seguido como uma forma de evitar a transmissão do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, nos municípios da 3ª regional foram disponibilizados 2920 testes rápidos. As amostras continuam sendo coletadas pelos municípios e enviadas ao Lacen ou laboratórios habilitados para confirmar possíveis casos da Covid-19.

(Imagem: AEN/Divulgação)


Ouça a notícia:


Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011