top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa registra queda no número de homicídios dolosos no primeiro semestre, aponta relatório

De janeiro a junho de 2023, 44 pessoas morreram vítimas de homicídios dolosos em Ponta Grossa.

Ponta Grossa registrou queda de 6% no número de homicídios dolosos no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram disponibilizados em um boletim da Secretaria de Segurança Pública do Paraná.


De janeiro a junho de 2023, 44 pessoas morreram vítimas de homicídios dolosos em Ponta Grossa. O crime é caracterizado quando o autor tem a intenção de matar e inclui os feminicídios. Segundo o levantamento, os meses de janeiro e abril registraram 10 mortes cada, fevereiro teve oito homicídios, março e maio somaram seis e junho, quatro registros.


No primeiro semestre do ano passado foram 47 casos de homicídios dolosos. No mês de janeiro, foram 12, nove registros em março e maio, sete em abril, e cinco em fevereiro e junho. No entanto, os casos de latrocínio, o roubo seguido de morte foram maiores em 2023.


Nos primeiros seis meses deste ano, Ponta Grossa já soma quatro registros desse tipo de crime, três em janeiro e um em abril. Em todo o ano passado, somente um crime de latrocínio foi registrado no município.


Na semana passada, a Polícia Civil começou uma operação em bairros com maior incidência de homicídios em Ponta Grossa para se aproximar da população e orientar os canais de denúncia.


Homicídios dolosos no Paraná


No Paraná, a queda no número de homicídios dolosos foi de 8,7% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram registrados 932 homicídios dolosos de janeiro a junho de 2023, contra 1.021 no mesmo período em 2022, uma redução de 89 crimes. O mês com menos casos em 2023 foi justamente junho, com 108.


Este é o segundo melhor índice para um primeiro semestre dos últimos dez anos e a terceira vez que alcança menos de mil casos. O menor foi registrado em 2019, com 869 homicídios dolosos em todo o Estado.


O Paraná teve 200 municípios (50,1% do total) sem ocorrência do crime no período, como Adrianópolis, Morretes, Rebouças, Mato Rico, São João do Triunfo, Vitorino, Salto do Lontra, Céu Azul, Diamante do Sul, Mercedes, Juranda, Jussara, Iporã, Rondon, Marilena, Porto Rico, São Jorge do Ivaí, Borrazópolis, Novo Itacolomi, Lunardelli, Cafeara, Sertaneja, Ribeirão Claro e Imbaú..


A tendência de queda pode ser vista em 13 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) – forma como o Estado é dividido para análise criminal. A maior redução foi de 60% na área de Laranjeiras do Sul, que é composta por dez municípios da região (foram 6 homicídios dolosos no período e 15 no ano anterior). A redução também foi alta na área de Telêmaco Borba, que agrega 10 municípios da região e registrou 17 homicídios a menos no período, uma queda de 48,5% (de 35 para 18).


Comments


bottom of page