O governo federal anunciou a abertura de 3,1 mil vagas para o Programa Mais Médicos, com a inclusão inédita de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. O município de Ponta Grossa terá 15 vagas disponibilizadas pelo programa.
O Paraná é o quarto Estado do país em maior número de vagas com 233 oportunidades, atrás apenas do Rio Grande do Sul, Ceará e Bahia, respectivamente. A medida beneficiará mais de 10,6 milhões de brasileiros.
O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Salvador, Bahia.
O novo edital do programa visa preencher vagas em regiões prioritárias e de vulnerabilidade social. O programa Mais Médicos oferece bolsa-formação de R$ 14.058 mensais, válida por 48 meses. As vagas seguem a política de cotas para concursos públicos, com 20% destinadas a grupos étnico-raciais e 9% a pessoas com deficiência.
As inscrições começaram às 7h de terça-feira (2) e vão até as 18h de sábado (6). Podem participar da seleção os seguintes profissionais: médicos formados em universidades brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM); médicos brasileiros com habilitação para exercer a profissão no exterior; médicos estrangeiros com habilitação para exercer a profissão no exterior.
Desde 2023, o Mais Médicos foi aprimorado e oferece especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde.
Por Vitória Testa, com supervisão de Emmanuel Fornazari
*Texto escrito a partir de informações do Ministério da Saúde
Comentarios