top of page
  • Ricardo Silveira

Ponta-grossense é convocado para o Sul-Americano de vôlei sub-16

O atleta Emanuel Silveira, que estuda no Colégio Sepam, foi convocado no meio deste ano para integrar a seleção brasileira de voleibol

 Foto: André Jonsson

Aos 14 anos de idade, o atleta de Ponta Grossa, Emanuel Silveira, foi convocado no primeiro semestre deste ano para jogar pela seleção brasileira de vôlei sub-16. Destaque na posição de central, com 1,95 m de altura, o atleta já participa de treinos no centro de treinamento da seleção na cidade de Saquarema (RJ) e se prepara para disputar o campeonato Sul-Americano, que acontece no fim deste mês, a partir do dia 23, em Araguari (MG).


Emanuel começou a praticar o esporte no início de 2022, incentivado por um treinador do Colégio Sepam, instituição em que estuda. Na ocasião, após ser motivado pelo docente, o atleta participou de uma peneira para entrar no time da cidade de Ponta Grossa (PR). Aprovado, passou a treinar e disputar campeonatos em nível municipal.


Não demorou muito para que fosse convocado para a seleção paranaense, na qual disputou uma competição. Em seguida, no mês de abril deste ano, apenas um ano jogando na modalidade, o atleta foi convocado para a seleção brasileira sub-16. “Não imaginava essa convocação. Eu me apaixonei pelo vôlei, sempre quis ser jogador. Treinar hoje no centro da seleção é tudo que eu sempre quis” revela o atleta, que representa o Brasil nas quadras.


Emanuel conta que o incentivo que recebeu dos professores e da coordenação do Sepam foi fundamental nesse processo. “Entrei para o vôlei incentivado por um treinador. Quando evoluí, esse suporte aumentou. Recebi apoio no esporte e na sala de aula, por exemplo, quando perco algum conteúdo por estar em viagem. Sempre ouvi ‘não desista’ do vôlei. Ajudaram-me demais” conta o aluno.


A partir da convocação, Emanuel passou a integrar os treinos com os atletas integrantes da seleção brasileira de vôlei. Em entrevista, o jogador explicou que os treinos são alternados, algumas semanas acontecem na cidade de Saquarema (RJ), no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol e em outras na cidade de Ponta Grossa.


O foco é preparar os atletas que buscam vencer o Campeonato Sul-Americano Sub-16. As equipes classificadas na competição passam para a disputa do Campeonato Mundial, que acontece em 2024.

Comments


bottom of page